Transição capilar

Tenho recebido algumas mensagens perguntando o que eu ando aprontando com o cabelo, isto quimicamente falando, ou seja, progressiva e tintura.
Depois de um período loira, entre 2012/2013, que deu um trabalho que nem quero lembrar, decidi dar um descanso aos fios e apenas tonalizei três vezes para apagar o loiro, sendo que a última vez foi em Julho deste ano. Sorte que ainda não tenho cabelos brancos e posso me dar ao luxo de não pintar!
Quanto à progressiva, confesso que há um ano atrás tinha me comprometido em não voltar a fazer, como contei aqui, mas acabei por não aguentar e fiz duas vezes, em Março e em Junho.
Desde então que apenas corto o cabelo e sigo pensando no que iria aprontar em seguida, mas lembrei de algo bem interessante: eu não sei como é o meu cabelo natural!!! Da última vez que estive em Portugal alguns familiares perguntaram como era o meu cabelo e a verdade é que eu não sei. Nasci com o cabelo bem escuro, quase preto, e lisinho e assim ficou até começar a ganhar algumas ondas, isto com uns 12/13 anos, não eram propriamente cachos, eram marcas e lembro me de com uns 14 anos ter o cabelo castanho mas não tão escuro, talvez um castanho médio. Depois disso, euzinha descobriu o descolorante e brincava de fazer madeixas com as amigas e de comprar tintas no mercado e passar em casa. Algumas delas devem estar lendo isso aqui rindo... Enfim, era divertido!
Em Agosto deste ano tive uma queda braba, por ter parado de tomar a pílula, o que é normal devido ao choque hormonal, e o meu cabelo ficou bem ralo. Sorte que como sempre tratei do cabelo e tinha acabado de terminar o meu Projeto Cabelão, estava cheia de fios novos já com mais de um palmo e meio. Mas aquela ponta rala estava horrível e dava ar de cabelo mal cuidado e até de doente (vejam aqui). A solução foi cortar 4 dedos de comprimento, isto em Outubro quando estava de férias em Coimbra, com a Lúcia do Saint Clair que é a cabeleireira da minha mãe e era a minha quando morada lá. Ficou bom mas a ponta ainda estava rala como podem ver.
Este fim de semana perguntei ao Will, meu amigo e maquiador top com quem ultimamente tenho cortado o cabelo, e que estava com a tesoura na mão, quantos dedos precisava cortar para acertar com os cabelos novos que são muitos e tirar a ponta ainda rala. Ele respondeu 4, e eu disse então corta. Sim, estou com o cabelo um pouquinho abaixo dos ombros, mas confesso que nunca tive o cabelo tão cheio e adoro! Cortei sem dó. Até porque sei que ele cresce como o mato! Ainda não tenho fotos mas assim que tiver mostro! :)
Bom, isto tudo para explicar que, e sem saber, me encontro na chamada transição capilar, que mais não é do que a passagem entre um cabelo com química (progressiva/tintura) para um cabelo natural/virgem. Muita gente faz a tal da transição capilar, e pelos mais variados motivos, o meu a principio era somente um: o meu cabelo é muito fino, ralo, mesmo tratando certinho sempre que faço química ele reclama e, sinceramente, agora o principal motivo é quero saber como é o meu cabelo. Vou lhe dar uma chance! :)
Tenho lido vários blogs sobre o assunto mas não tem erro, o caminho é cortar as pontas com química e, acrescento eu, fazer o que estiver ao alcance para acelerar o crescimento. Para isso eu conto com o Phytopolleine duas vezes por semana e 2 cápsulas Phytophanere por dia. Como não estou com queda não aplico ampolas mas quem estiver ou quiser dar um gás extra pode usar as Phytolium. Todos estão à venda com um ótimo preço na Farmaplatinum que está com frete grátis até dia 29/12 para compras acima de 30€ para Portugal e para compras acima de 60€ para o Brasil! Vejam aqui, aqui e aqui. Claro que não podemos esquecer de tratar também os fios, mas isso já é rotina com o Cronograma Capilar. ;)
Achei super curioso que muitas corajosas fazem o Big Chop (grande corte) que basicamente é cortar tudo o que tiver química e deixar apenas a parte, normalmente a raiz, virgem!!! Algumas chegam a passar a máquina zero!!! #chocada Gente, estou longe disso, já cortei 8 dedos de cabelo nos últimos dois meses, acho que já está bom! E vamos ver no que vai dar, vou atualizando aqui.
Alguém desse lado em plena transição capilar? Alguma dica?
Atualizado o post: Bem no fim do ano, dia 29/12, não aguentei mais ser o rei leão e andar sempre atrás do secador de cabelo. Como disse uma grande amiga "Bel vais esperar até quando para concluíres que não aguentas o teu cabelo natural?"... Aguentei muito!!! Mas fiz progressiva (escova carbocisteina) apenas na raiz e ficou perfeito: raiz lisa e movimento nas pontas! Fiz com a Sandrinha, claro! ;)
Atualizado o post: Bem no fim do ano, dia 29/12, não aguentei mais ser o rei leão e andar sempre atrás do secador de cabelo. Como disse uma grande amiga "Bel vais esperar até quando para concluíres que não aguentas o teu cabelo natural?"... Aguentei muito!!! Mas fiz progressiva (escova carbocisteina) apenas na raiz e ficou perfeito: raiz lisa e movimento nas pontas! Fiz com a Sandrinha, claro! ;)
11 Comentários:
Primeiro lugar, quase não reconheci traços da "Bel" naquela menininha de 5 anos ahahah.
Segundo lugar, parei agora o tratamento do nioxin, aconselhas a usar o Phytopolleine com os champos "normais" que ando a utilizar? Só mesmo para ajudar no crescimento... Vi há bocado a partilha do blogue pó de arroz, mas que cabelão :D
Terceiro lugar e, finalmente, quero muito ver uma fotografia com o cabelo mais curtinho :)
Beijocas
Bellll... Este post foi para mim, só pode!! Desde há uns anos para cá acompanho o teu blog, leu-o sempre. Ficava MARAVILHADA com o progresso do teu cabelo, até que há uns meses atrás fui à Sandrinha. Tenho ido religiosamente todas as semanas porque realmente o meu cabelo precisava de um help URGENTEMENTE. Não me lembro de o meu cabelo estar tão bem trabalho como agora, ou melhor até sábado passado (a Sandrinha vai-me matar!!). Fui fazer luzes e paaaaa o meu cabelo sentiu. Odeio cabelo mal tratado, cabelo seco com pontas duplas e ralo. O meu é assim que nem o teu ralinhoooo nas pontas. Acho que me vou espelhar mais uma vez em ti e deixar de passar química por um BOM tempo.
Sábado lá estou eu de novo na Sandrinha para resolver este meu erro!
Um beijo enorme e MUITO obrigada por me teres apresentado a linda e abençoada Sandrinha.
Joana Ribeiro
Laçarote Vermelho, jura? Toda gente acha que continuo igual! hahaha Eu queria saber onde perdi esse nariz e essas bochechas... hahaha
Olha, eu tenho tendencia para a queda entao tenho nioxin sempre à mão e uso o uma vez por semana, junto com o condicionador de couro tambem da nioxin. A mesma coisa para o phytopolleine, pelo menos uma vez por semana uso o. Em vez do nioxin podes usar o phytocyane, tambem e otimo! Mas o que mais acelera é o phytopolleine! Esse que não pode faltar para ajudar no crescimento e na saude do couro cabeludo! :)
Assim que houver foto posto! Nem está tão curto assim, no trabalho ninguem notou.......................
Beijocas
Joana, a Sandrinha é tudo! Eu fui agora durante 3 semanas seguidas, mas como cortei e faço o trabalho de casa direitinho vou dar um tempo! Não estou com queda, ele está otimo! Mas para quem precisa ou trata com ela a 1ª vez é importante fazer o tratamento direitinho! Mas vai lá que ela salva tudo! :)
Beijocas e vamos ver se nos encontramos lá de novo!
Bel e lavar com shampoo anti resíduo não vai tirar os restos de progressiva?
Anónimo, o shampoo anti resíduo retira os resíduos do cabelo, principalmente restos de produtos, mas os mais fortes (química) é mais difícil... Mesmo assim eu lavo com Nioxin (que é anti resíduo) uma vez por semana, mas vou procurar um outro anti resíduo para usar mais, vamos ver se ajuda! Boa dica! Obrigada!
Beijocas
Bel, pra quem está com queda a um ano, e nenhum problema de saúde diagnosticado, uso o phitopolleyne a uns 3 meses e as cápsulas de phytophannare desde outubro. O que mais posso fazer para encerrar essa queda de um ano que me deixa maluca?!
Anónimo, os cosméticos, principalmente os naturais como é o caso dos da marca Phyto, demoram a fazer efeito. No caso do Phytophanere eu apenas vi resultado passados 6 meses! Acho que deve continuar com ambos, até porque são de uso continuo, e pode tambem fazer as ampolas phytolium prorprias para a queda.
Espero ter ajudado!
beijocas
Olá Bel, já acompanho o teu blog há algum tempo, pois considero que o meu cabelo tem umas semelhanças com o teu. Quando era miúda tinha o cabelo encaracolado, mas quando descobri os alisamentos, até hoje que não os largo eheheh. Já fiz o X-tenso da l´oreal e não gostei, pois deixava o cabelo seco, e uma das vezes a cabeleireira que fez o tratamento, não sei o que se passou mas a raiz ficou dobrada e começou a partir (chorei do medo de ficar com falhas), mas felizmente não se notou. Entretanto fui fazendo outros alisamentos, de que não me recordo o nome, um deles que tenho feito há cerca de 1 ano, é um da alfaparf (lisse design), dei-me muito bem com ele, deu brilho ao cabelo e mesmo ao natural o cabelo não ficou feio. No entanto não sei se é de fazer várias vezes (de 2 em 2 meses) porque lavo o cabelo todos os dias e sinto que o efeito passa mais depressa, o cabelo tem ficado mais fino (e ha uns anos atrás tinha o cabelo mais grosso), e as vezes tem fases que fica oleoso muito rápido (nunca tive o cabelo oleoso, mas quando deixei de tomar a pilula há uns 5 anos, o cabelo ficou mais oleoso e desde ai começei a lavar o cabelo todos os dias). Quando sinto o cabelo mais "mole" e mais oleoso, volto a fazer o alisamento, e não sei se é por causa disso mas o cabelo volta a ficar bom.O último alisamento que fiz foi da purah, a cabeleireira já o intitulou de progressiva, e tb gostei muito dos resultados. Uso todos os dias secador e prancha de alisar, (muito cruel com o cabelo eehehheh) e não me consigo livrar das pontinhas brancas, duplas, por mais bons produtos que tenho usado. Achas que os alisamentos têm essa tendência de deixar o cabelo mais oleoso? é que quando volto a fazer, não sei se é por causa da carga de queratina que o alisamento ou progressiva tem, mas o cabelo fica novamente forte. Devia tb de deixar de fazer alisamento, mas ainda não consegui, acabo sempre por voltar a fazer. E então aqui em Portugal que temos muitos meses de humidade, ainda me dá mais vontade de fazer. :P obrigada e desculpa o testamento. beijinhos Celine Carvalho
Olá Celine! :) O alisamento é uma quimica muito forte, assim como a progressiva que nada mais é do que um alisamento temporário. Deves tratar MUITO o cabelo para compensar o estrago das quimicas! E sim, quem te afinou o cabelo foram as progressivas e alisamentos! Cuidado!!! O ideal é fazeres de 3 em 3 meses no máximo e ires tratando semanalmente fazendo por exemplo o cronograma capilar. Nao recomendo que facas aplicações de queratina porque os alisamentos já tem bastante queratina na composição e podes partir o cabelo todo de tão duro que pode ficar!.
Só nao entendo uma coisa, se fazes progressiva porque ainda tens de passar secador e prancha? O objetivo da progressiva e do alisamento é deixar o cabelo liso para nos vermos livres desses dois! De qualquer forma tanto antes de usares o secador como a chapinha deves aplicar um protetor termico para nao estragares (ainda mais) o cabelo.
E sim, a progressiva tem tendencia a deixar o cabelo mais oleoso...
Humidade em Portugal??? Juro que nunca vi! Alias, eu ai tenho o cabelo liso, aqui viro o rei leao! hahaha
Espero te ajudado!
Beijoca
Você era japa!!!!
Enviar um comentário