Aruba e Curação | Dicas e Mini Roteiro

A pedidos, voltarei a escrever sobre viagens! Desde que, o Gustavo que é quem organiza TUDO, me ajude. rsrsrs E desde que ele tire boas fotos na viagem, está na mão dele!
Não sei de onde surgiu a ideia de Aruba, como temos bastante flexibilidade de horários creio que tivesse sido o que estava na promoção. Como Curação estava ali mesmo ao lado, aproveitamos para um 2 em 1 e foi sem dúvida o melhor que fizemos!
Fomos no final de Outubro/inicio de Novembro (2017), época considerada baixa, ou seja, não lotada, possivelmente mais barata, mas mesmo assim quente, muito quente.
As expetativas para Aruba eram bem altas, mais do que para Curaçao. No final das contas, adoramos Aruba mas Curação conquistou e entrou para número 1 do top de destinos praia aqui em casa. Então a primeira dica é que se vão fazer os 2 destinos vão primeiro a Aruba, pois Curação é muito melhor, e fiquem mais dias neste último. Nós ficamos 3 dias em Aruba e 5 dias em Curação.
Voamos do Rio de Janeiro pela Copa Airlines, com escala no Panamá para Aruba, depois de Aruba para Curação pela InselAir e depois de Curação para o RJ com escala novamente no Panamá pela Copa Airlines. Tudo comprado online nos sites oficiais das cias. Atenção ao limite de bagagem nos voos que pela InselAir é bem menor do que pela Copa Airlines.
Alugamos carro tanto em Aruba como em Curação e se querem conhecer várias praias é realmente necessário. Tratamos de tudo antes de ir, também online, e deu super certo, em Aruba optamos pela Thrifty e em Curação pela Budget, ambas reservadas via Expedia. É muito comum alugarmos carro quando viajamos e achei bem alto o bloqueio de segurança que eles fazem no cartão, cerca de 500 dólares, além do valor do aluguer, em ambas as locadoras, que foram devolvidos depois, mas que demoraram uns 2 dias, e é um valor que fica ali cativo, então contém com isso. Para quem fica sem internet em viagem a minha dica é o aplicativo de gps/mapa maps.me que funciona offline, só tem de baixar o mapa da cidade, país, ilha, etc. quando ainda tiverem (uma boa) internet.
Aruba é sem dúvida um paraíso, é muito a cara do Caribe. Ficamos no hotel Brickell Bay Beach Club Boutique Hotel & Spa que não recomendo, o meu comentário sobre ele está bem completo aqui no Booking, mas achei ótimo ficar ali em Palm Beach, onde há dezenas, ou até mesmo centenas, de hotéis, restaurantes e lojas.
Ainda sobre hotéis, se não tiver café da manhã na sua diária, ou for muito caro, há vários restaurantes em Palm Beach com ótimos cafés da manhã por 10 dólares por pessoa então não se preocupem com isso.
Chegamos bem cedo em Aruba mas buscar carro, encontrar hotel, checkin, etc., já era hora de almoço. Por isso, no primeiro dia ficamos ali mesmo em Palm Beach, a praia é muito boa e não é lotada. Almoçamos um ceviche maravilhoso, e barato, no Bugaloe, um bar descontraído e muito animado com um deck sobre o mar. Voltamos a este restaurante/bar num outro dia para, novamente, um almoço tardio e ficamos até ao por do sol que foi incrível!
![]() |
Primeiro por do sol em Aruba - Palm Beach |
Palm Beach tem ótimas opções de restaurantes e centrinhos gastronômicos para todos os bolsos, a nossa média foi de 20/25 dólares por pessoa, sendo que eu não bebo e raramente pedimos sobremesa. Este foi também o preço que em média pagamos em Curação. Um dos lugares onde almoçamos e recomendo foi o Pelican Pier, em Palm Beach, a comida era ótima e também tem um deck sobre o mar, pena que chovia nesse dia...
No segundo dia em Aruba fomos, de manhã, para as praias do norte da ilha, começamos por Malmok, uma praia bem mais deserta e sem nenhuma estrutura. Ficamos pouco tempo, o sol escaldava, e acabamos por conhecer algumas outras praias ali perto: Boca Catalina e Arashi. Todas sem praticamente nenhuma estrutura, mas bonitas. De tarde choveu pelo que almoçamos e não fizemos nada de especial. Gente, sinceramente não há o que fazer no Caribe quando chove! Graças a Deus que isso só aconteceu um dia. Na verdade, durante a nossa estadia em Aruba choveu todos os dias mas eram aquelas chuvas rápidas de verão.
Terceiro dia, Eagle Beach, e esta é sem dúvida a praia mais imperdível em Aruba, um sonho!!! A cor da água, da areia, a extensão do areal que não acaba nunca, logo a praia não fica cheia, tudo maravilhoso. Acho que as fotos falam por si...
![]() |
Eagle Beach - Aruba |
Outros dois restaurantes onde jantamos e recomendamos foi o The Lazy Turtle, em Palm Beach, com ótima qualidade preço, e o Barefoot em Oranjestad, que é pé na areia e um pouco mais caro, mas vale muito a pena pela comida e pelo ambiente.
Restaurante Barefoot - Aruba |
Tudo é relativamente perto em Aruba, a ilha não é muito grande e de carro rapidamente se conhece tudo, motivo pelo qual optamos por ficar menos dias.
Para quem vai perguntar pela famosa praia dos flamingos é preciso pagar 100 dólares por pessoa para ir até lá e ninguém devolve o dinheiro se eles não aparecerem! rsrsrs
No mais, não nos foi cobrado nenhum valor nas praias em Aruba e nunca ficamos em cadeira ou barraca embora as praias com mais estrutura tenham, muitas de hotéis. Mas eu gosto de ficar no chão mesmo e quase sempre tinha um coqueiro fazendo sombra!
Quarto dia de viagem rumo a Curação. O voo é bem rápido, menos de 1 hora e embora a cia aérea informe que tem de estar 3 horas antes no aeroporto, todo mundo aparece 1 hora e meia antes, menos eu que sou ultra pontual e dei com o aeroporto praticamente fechado.
Também chegamos cedo a Curação mas a ilha é muito maior e demoramos bem mais a chegar no hotel. Ah e perdemo nos no caminho! rsrsrsrs Culpa minha.
Ficamos no Papagayo Beach Resort, que eu achava que era um hotel mas era muito melhor: um condomínio de casas (vivendas) enormes, todo arranjadinho, com imensas árvores, piscina, restaurante, beach club com praia (fora do condomínio) bem luxoso e lindo de morrer, localizado em Jean Thiel/Willemstad. Lembro me de ter chegado lá e ter perguntado onde o Gustavo tinha conseguido aquilo e quem ia pagar! rsrsrs Fiquei bem tensa mas estava super no nosso orçamento, era até dos mais baratos que tínhamos visto. Não tenho o que apontar a este lugar (hum... apenas a taxa/caução de 500 dólares que é solicitada no check in e devolvida no check out que ninguém avisou previamente) e se você vai para Curação este é o local onde deve ficar, inclusive se tiver crianças. A casa era super equipada, cozinha melhor que a minha, a sala abria todas as portadas ficando como se fosse um varandão, incrível e sei que nossa estadia em Curação foi maravilhosa por termos ficado aqui hospedados!
Papagayo Beach Resort |
![]() |
Parte da nossa varanda no Papagayo Beach Resort |
Além do Papagayo Beach Resort tem também o Papagayo Beach Hotel, do mesmo grupo, e é possível usar a academia deste hotel de graça. E não é uma academia de hotel mais ou menos não, é realmente uma ótima academia que tem até aulas. Do lado da academia tem um mercado bom, comprávamos lá sempre o café da manhã e um restaurante de sushi bem em conta, o Kioto, onde jantamos duas vezes.
Embora o Papagayo Beach Resort não fique em cima da praia, fica a 3 minutos a pé e eles tem o melhor beach club, o Papagayo Beach Club, que não é pago para quem está hospedado no grupo deles. Sim, quem não está paga e nós pagamos para ir a outros beachs clubs e te garanto, o Papagayo tem a melhor piscina na praia e a frequência mais jovem. Para quem reclama que viaja e só tem nacionais do seu país nos locais, acho que eramos os únicos latinos ali, no mais, só holandeses, só gente loira, com mais de 1,80 e de olho azul.
Ficamos no primeiro dia na piscina do nosso beach club, almoçamos ali mesmo no restaurante deles e de noite jantamos no polo gastronômico que também fica na praia mas que não pertence ao grupo, onde há algumas opções restaurantes e é bem animado. Atenção para quem gosta de jantar tarde, 99% das cozinhas em Curação fecha às 22 horas.
![]() |
Papagayo Beach Club |
![]() |
Piscina com borda infinita do Papagayo Beach Club - Curação |
![]() |
Mini praia do Papagayo Beach Club - Curação |
Segundo dia fomos naquela que, para mim, foi a praia mais incrível onde já estive: Kenepa Grandi. A praia não tem muita estrutura e ficamos apenas de manhã, o sol matava e a fome também! Seguimos para a praia de Porto Mari onde acabamos por almoçar já na hora do lanche e ficar até ao por do sol. É cobrada uma taxa de permanência em Porto Mari, não lembro o valor mas não é caro. Lá tem um deck enorme que entra no mar, vale muito a pena a visita!
![]() |
Kenepa Grandi - Curação |
Porto Mari - Curação |
![]() |
Porto Mari - Curação |
Terceiro dia de manhã fomos a Mambo Beach, um beach club que é pago pois não estávamos hospedados lá nem com ninguém que eles tem parceria, não me lembro quanto paguei mas foi pouco, e acabamos por almoçar ali, eles tem uma infraestrutura gigante.
De tarde aproveitamos para conhecer Punda o centro de Curação, vale a pena ir lá se tiverem com tempo de sobra e no máximo uma tarde. Curação é para aproveitar a praia mesmo!
De noite como era aniversário do Gustavo jantamos no Baoase que é muito, muito bom mas que tem um preço salgado. Vale por ser na praia, e é bem romântico! Como há poucas mesas na areia recomendo fazer reserva e especificar que querem mesa na areia.
De tarde aproveitamos para conhecer Punda o centro de Curação, vale a pena ir lá se tiverem com tempo de sobra e no máximo uma tarde. Curação é para aproveitar a praia mesmo!
De noite como era aniversário do Gustavo jantamos no Baoase que é muito, muito bom mas que tem um preço salgado. Vale por ser na praia, e é bem romântico! Como há poucas mesas na areia recomendo fazer reserva e especificar que querem mesa na areia.
![]() |
Punda - Curação |
Quarto dia, e achava eu que último, fomos a Jeremy, mais uma praia bem Caribe, linda, mas pequenina, sem nenhum estrutura e completamente deserta. Seguimos rumo a Lagun onde acabamos por almoçar no Restaurante Bahia que tem uma vista surreal. Como estava bem quente nesse dia após almoço acabamos por voltar para o nosso beach club onde tinhamos sombra e água fresca!
![]() |
Praia Jeremy - Curação |
![]() |
Praia Jeremy - Curação |
Visual do Restaurante Bahia em Lagun - Curação |
Bom, último dia era aproveitar um pouco o beach club, aeroporto e casa mas tivemos um, para nós normal, overbooking e foi nos oferecida uma estadia extra no Hilton. Depois de 4 dias maravilhosos no Papagayo Beach Resort um Hilton soube a pouco, muito pouco. O hotel é enorme, antigo para não dizer velho, e lotado, sendo a praia dele bem pequena. Achei bem fraco e não recomendo. Só salvou o farto e delicioso café da manhã! Sem dúvida que se tivesse ficado no Hilton toda a minha estadia não teria amado Curação como amei!
Bom, acho que é tudo. Se me perguntassem a maior diferença entre Aruba e Curação, e como nos disse uma holandesa que trabalhava no resort, Aruba é mais relax, Curação é mais party people! E é isso mesmo, esta foi a melhor definição.
Obrigada Gu!
3 Comentários:
Gente...acabei de conhecer Aruba e Curação,via Blog da Bel,amei...!
Ameiiiii! Estou pegando todas as dicas!!! Inclusive já reservei o Papagayo hotel para viagem à Curaçao! Obrigada pelas dicas valiosas Bel!!!!
Ai que bom! Adoraria voltar lá! :) Voce vai amar!
Beijocas
Enviar um comentário