Lanchinhos X Jantares

Se tem coisa que eu praticamente aboli da minha vida desde que moro no Rio foi o jantar. Não que eu pule essa refeição ou passe fome, nunca, como portuguesa sou boa de garfo, e de colher, e de faca, mas aprendi com alguns cariocas a não jantar, como se janta em Portugal, mas a fazer um "lanchinho"!
Para mim esse lanche nada mais é do que um jantar mais leve, confesso que quando estou em Portugal já não consigo encarar o que se janta na maioria das vezes em casa dos meus pais por exemplo, é pesado demais para depois ir dormir de barriga cheia!
Depois do sucesso do meu post de pequenos almoços e cafés da manhã (vejam aqui) que influenciou até gente da minha família que eu jamais diria que ia sequer provar, decidi fazer um post com alguns destes "lanchinhos" que faço muitas vezes em vez do jantar e que, na maioria das vezes, são a minha penúltima refeição do dia (sim, eu faço ceia quase sempre, nem que sejam frutos secos). E são eles...
![]() |
Brócolis, sim no Brasil se chama assim (amo e se puder como em todas as refeições!) cozidos e depois salteados com oleo de coco (pode ser azeite) e alho/cebola que acompanho com Babaganush (pasta/puré de beringela vejam receita aqui). Muitas vezes faço com Húmus (pasta de bico, podem ver a receita aqui). |
Outra opção que não tem nada que enganar é sopa! Embora combine pouco com o clima do Rio quando dá um friozinho, tipo de 20 graus, é uma excelente opção mas tenho sempre em atenção de colocar algum legume mais proteico, por exemplo brócolis, couve ou espinafre. Dia de muita preguiça como só ovo mexido! Ele sempre salva...
Gente, obviamente, eu não como só isto mas estes são os pratos mais fáceis que faço e são bem saudáveis! No entanto, dependendo do objetivo de cada um, alguns são bem calóricos, então o melhor é sempre consultar um profissional da área.
Gente, obviamente, eu não como só isto mas estes são os pratos mais fáceis que faço e são bem saudáveis! No entanto, dependendo do objetivo de cada um, alguns são bem calóricos, então o melhor é sempre consultar um profissional da área.
Como já me perguntaram algumas vezes, não sou vegetariana. Não como carne (há mais de 15 anos), nem frango e como peixe e frutos do mar bem pontualmente, por exemplo no fim de semana quando saio para comer e se não houver nenhuma opção vegetariana do meu agrado. A minha preferência é sempre pelos pratos vegetarianos/veganos e sim, pretendo um dia me tornar vegetariana, mas no meu tempo.
Algumas dicas de receitas práticas e saudáveis por aí? Partilhem comigo! :)
Algumas dicas de receitas práticas e saudáveis por aí? Partilhem comigo! :)
11 Comentários:
Bel, o meu grande problema, o seu marido também come isso?
Anónimo 1, ótima questão!
Eu e o Gustavo (meu namorado) temos corpo, composição corporal, horários/tipos de treino e objetivos diferentes, logo, a meu ver, e dos profissionais que nos acompanham, a alimentação também tem de ser diferente. Ele até come muitas vezes mas como entrada!!! rsrsrsrs
Beijocas
Adorei que voce pretende ser vegetariana faça post sobre isso beijo
Parabéns pelo post,muito bom! Nao sei com nao morres de fome, isso cabia na cova de um dente, como de diz em Portugal! Ass. Ines
Inês, eu com uma média de 500/600 gramas ao almoço e mais 500 ao jantar! Isso que está aí na foto foi a primeira leva e, para a foto ficar mais bonita! Não deve ter nem 100 gramas em cada foto! :)
Mas com os treinos pesados que fazes (vejo o instagram) comes só isso?
Anónimo 6, muitas vezes faço um pre treino, um pos treino e ainda janto! Depende muito do meu plano alimentar e também da hora que treino. Nas fotos aparece um prato de sobremesa (porque é mais fácil de lavar, confesso!) e eu como uma média de 500 gramas de comida ao jantar, então em algumas casos como três vezes o que está na foto!!!
Beijocas
Ótimas dicas!! Aí vai a minha :)
Quando enjoo do ovo cozido faço ele no molho de tomate fica uma delícia. Numa frigideira eu coloco um pouco de cebola e alho com uma colher de azeite e deixo dourar. Depois coloco mais ou menos 250ml de molho de tomate, mas de tomate mesmo, e tempero com um pouquinho de sal e pimenta. Deixou o molho reduzir um pouco e coloco 4 ovos. Tente colocar os ovos com cuidado para que as gemas não estourem. Agora é só tampar a frigideira e esperar 4 min. Rápido, fácil e gostoso :)
Você pode adequar a receita a quantidade de ovos que vai comer, faço assim pq sou eu e meu marido :)
Bjos e bom apetite!!!
Eu também não consigo fazer refeições mais pesadas no jantar, acabo optando pelo lanchinho ou uma fruta, coisas mais leves.
Bel, vc está fazendo acompanhamento com a Gabi Dezan? O que está achando?
Anónimo, começo amanhã, e recebi ontem o cardápio. Estou bem animada! Investiguei muito (desde outubro que queria mudar cardapio/ suplementação/ etc) para escolher uma nova nutricionista para me acompanhar e sem duvida a gabi Dezan e o marido (ele que é nutricionista) foram uma excelente opção! Em tempo farei post no blog! Beijocas
Enviar um comentário