Bases sem filtro solar (FPS)

Parece um contra senso, eu sei! A pessoa aqui foge do sol no rosto, tenta por tudo achar sempre bases/cremes/BB Creams com FPS (= Fator de Proteção Solar), reclama sempre que não tinha ou tinham um FPS baixo, e depois busca desesperadamente por bases sem FPS que parece que sumiram do mercado!!!
Mas calma, tem um motivo, é que de noite não preciso de FPS (não há sol!!!) e as bases com FPS deixam o rosto brilhante, principalmente na hora de fotografar. Não que eu tire foto sempre que saio de casa, mas reparei em fotos de alguns eventos que mesmo com a pele seca e zero oleosa ela brilha e descobri que a culpa era do tal FPS. Por isso corri atrás de uma base para usar em eventos noturnos ou quando sei que vai rolar foto. E gente, como foi difícil! Parece que as bases sem FPS saíram de mercado no dia em que decidi ter uma. Mas consegui achar, e já testar, uma da Clinique e outra da Too Faced e hoje falo das duas.
A primeira que comprei foi a Stay-Matte Oil-Free Makeup da Clinique especialmente concebida para as peles oleosas, com a promessa de redução de brilho causado pela oleosidade excessiva. A marca informa que a fórmula foi desenvolvida para suportar climas quentes e com grande humidade (Allô Rio de Janeiro!!!) resistindo à transpiração, com uma cobertura ligeira a moderada e acabamento mate que dura o dia inteiro. Ah, e claro, oil free!
(Quase) tudo verdade, ela é seca, a pele não brilha, a cobertura dela é bem leve, não dá para ter uma manchinha ou uma espinha que ela não cobre, é das bases mais leves que já tive, mas não me dura o dia inteiro, de noite quando vou demaquilhar o algodão sai praticamente limpo. No momento que a coloco no rosto (07:00 AM) ela é ótima, fácil de aplicar, deixa a pele sequinha e bonita, mas é preciso a pele estar em dia! Ela é boa para uniformizar o tom da pele e, no meu caso, para me deixar o rosto com o tom do corpo, um pouco mais morena, pois não pego sol no rosto e torro o corpo no sol carioca!
![]() |
A minha cor é a 14 Vanilla (MG-G). Acho que pela foto dá para entender como a cobertura dela é bem leve. |
Já a Born This Way da Too Faced é a minha atual preferidinha! Livre de óleos, a marca promete uma cobertura média, completa e indetectável, não se podendo ver nem a maquiagem nem as imperfeições. Na sua composição encontramos água de coco, que restaura delicadamente os níveis de hidratação da pele, rose alpine, que ilumina a pele e promove a elasticidade e ácido hialuronico para uma pele mais lisa e com aspeto mais jovem.
Desde a primeira aplicação que apaixonei por esta base, ela tem uma cobertura perfeita, disfarça tudo o que houver para disfarçar mas sem pesar e sem ser notada, ela é maravilhosa e acho que só testando para entender. A pele fica incrível: sem uma única imperfeição, seca mas sem craquelar, zero com cara de que está maquiada, incrível mesmo. Ela tem uma boa durabilidade, quando me vou demaquilhar de noite o algodão ainda sai sujo de base e o único ponto negativo é que o doseador exagerado que numa dosagem nos dá para duas vezes! É preciso ter mão leve e dosear com cuidado sem ir até ao final, se não desperdiçamos base.
![]() |
Essa cor é a Light Beige (04) mas para o verão vou comprar a Natural Beige que é um 05. |
Ambas ficam com melhor cobertura aplicadas com o pincel Face 106 da Kiko, falei dele aqui e atualmente é o meu eleito para base.
Entre as duas sem dúvida alguma que prefiro esta última, a Born This Way da Too Faced! Tenho a usado sempre durante a noite, de dia só uso se o creme que aplico antes tiver FPS, mas confesso que a minha escolha no dia a dia tem sido o BB Clear Diference da Estèe Lauder, que não é o melhor do mundo, mas de todos os que já usei foi o que mais me agradou, falei sobre ele aqui.
Para quem quiser elas estão disponíveis aqui e aqui na Loja Glamourosa que envia para todo mundo (use o cupom blogdabel e ganhe desconto).
Beijocas
Blog da Bel no Facebook aqui
Blog da Bel (@BelCasaltaNabais) no Instagram aqui
7 Comentários:
Oi, Bel!
Eu uso base em pó porque suo muito, sinto bastante calor, meu dia é bastante agitado, mas aí é aquele dilema: não cobre quase nada.
Uso a da Mac, a studio fix. Na hora dá uma melhorada, mas passa meia hora na rua parece que estou sem nada. Já aquela da Shideido, a Sun alguma coisa (rs esqueci, acabou e não tenho mais para olhar!), cobre melhor, mas sinto que no inverno ela ressecou a minha pele, que ainda de branca, tem rosácea.
Obrigada pela sugestão da base, quem sabe eu não volte a usar a base líquida agora no inverno.
Beijo
Não some daqui...
Bel fiz uma limpeza hoje com a Adriana, nossa incrível, nao doeu nada haha e ainda ganhei uma máscara pra sem ser essa sexta a outra kk, falei de vc, soube que vc vai amanha.. obrigado pela indicacao viu!
Bjs, Renan.
Renan vou mesmo! hahaha Ela é maravilhosa! Que bom que voce gostou, fico feliz!
Beijocas
Diana, pois é, tudo são flores até chegar o verão, não é? rsrsrsrs Vamos ver como vai ser usar essas bases nos 50 graus do Centro!
Não sumo não, vou voltar a postar com frequência, prometo!!
beijocas
Uso a Born this way aqui nos 100 % de humidade e amo!!! Aplico com a beauty blender (li numa especialista qualquer em cosmetica que era a melhor maneira de aplicar) e ando encantada à meses!
Beijooo
Olá minha qrd, espero que esteja tudo bem cntg. Sabe me dizer se a somente a base sem fps protege contra luz artificial. Desde já agradeço pela atenção. Beijos
Oi Bel! Tudo bem? Sou consultora Mary Kay e temos a Nova Base super matte, bem sequinha e q dura 12 horas na pele. O melhor, sem filtro solar. Temos uma linha de cuidados com a pele q tem hidratante p pele oleosa com filtro 30, p passar antes da base. E mais duas linhas de bases sem filtro.
Enviar um comentário