Nacionalidade Portuguesa para descendentes (filhos, netos, bisnetos, tataranetos...)

Considerando a quantidade de emails e comentários com pedidos de ajuda sobre nacionalidade/cidadania portuguesa que me chegam, acredito que não só por ser portuguesa e advogada em Portugal e no Brasil, mas também por causa deste post, decidi fazer um outro post, bem geral, sobre o direito a nacionalidade portuguesa de filhos, netos, bisnetos, tataranetos, e por aí fora, de portugueses.
Existe muita informação, e também muita contra informação, na internet, por isso, vou tentar responder resumidamente, bem resumidamente, ao que mais me questionam e de uma maneira pouco ou nada jurídica.
Tem direito à nacionalidade portuguesa, num primeiro plano, os filhos e os netos de portugueses. Ou seja, se o senhor Manuel, português que veio morar no Brasil (ou em outro país qualquer!!!), aqui tiver um filho (José) este também tem direito a nacionalidade portuguesa. E, a filha do José, a Ana, também. E, acrescento, a filha da Ana, neta do José e bisneta do Manuel, a Joana, também, e por aí adiante. Ou seja, ou tiram todos a nacionalidade portuguesa sem "pular" nenhuma geração (o José, depois a Ana e depois a Joana, e por aí vai), ou se por acaso o José não tira a nacionalidade portuguesa, porque não quer ou porque morre sem ter tirado, a Ana pode tirar como neta de português, mas, neste caso, tanto ela como as gerações seguintes terão de provar que possuem "laços de efectiva ligação a Portugal"*. Deu para entender? Acho que isto é um ponto importante, porque já reparei que muita gente não sabe que não é necessário que o bisavô, avô ou pai esteja vivo, é preciso sim que quando ele morreu fosse português, ou porque nasceu em Portugal ou porque tirou a nacionalidade portuguesa. Este processo não é difícil nem tão pouco demorado, apenas é preciso ter alguma paciência para reunir a documentação necessária e dar entrada no processo.
Depois, quem casa com um português não adquire a nacionalidade, a não ser que tenha casado antes de 1981 (se for mulher) ou fique casada/o durante 3 anos e prove também a tal da ligação efectiva a Portugal. Não sei muito sobre isto, apenas que é um processo menos simples.
Ah sobre se é mais fácil tirar a nacionalidade portuguesa aqui no Brasil junto do Consulado de Portugal ou em Portugal junto ao Registo Civil, aí eu posso falar, é bem mais fácil tirar em Portugal e mais rápido (alguns casos ficam prontos em 15 dias quando se tem advogado no processo). A quem interessar, tenho colegas (advogadas) em Portugal que já indiquei para tratar de processos de nacionalidade, deixo o meu email: blogdabelbr@gmail.com
Outro assunto é a busca por certidões mais antigas. Bom, se souberem o nome completo, filiação, data e local de nascimento, não é de todo impossível achar a certidão, é bem fácil até. Claro que quanto mais informações tiverem melhor, mas Portugal é um país pequeno e os Arquivos Distritais bastante organizados, então em se procurando, se acha! Se não souberem todos estes dados dos antepassados portugueses recomendo que entrem em contato com o Arquivo Nacional no Rio de Janeiro (onde são super solícitos e atenciosos) e solicitem o prontuário de estrangeiro e/ou processo de naturalização que lá tem todas as informações sobre eles.
E acho que é isso. Muitas vezes quando recomendo a amigas ou conhecidas que tem direito a nacionalidade portuguesa que a tirem o quanto antes, muitas me questionam porquê, visto não quererem morar lá. Sempre respondo que reclamamos tantos direitos e alguns que temos quase que de mão beijada deixamos passar. Além de ter nacionalidade portuguesa significar ter passaporte da União Europeia (!), e entrada sem visto nos Estados Unidos, ninguém sabe o dia de amanhã e mesmo que você não precise da nacionalidade portuguesa para por exemplo emigrar, se calhar o seu filho, neto ou bisneto vai precisar. Quem sabe...
E se por acaso não encontrarem aqui a vossa situação, visto que este post é mesmo um mini mini apanhando esclarecendo a maioria das dúvidas que me chegam sobre o assunto, recomendo que pesquisem até encontrarem respostas de preferência com base legal e entrem em contato com o Consulado de Portugal no Brasil (se bem que às vezes eles confundem ainda mais...), ou até mesmo com advogados para avaliarem a situação.
*De acordo com a recentíssima alteração à Lei nº 37/81 (Lei Orgânica nº 9/2015, de 20 de Julho), será possível passar a nacionalidade adiante mesmo em se "pulando" uma geração desde que se prove que possui "laços de efectiva à comunidade portuguesa", sendo esses laços, nomeadamente, o conhecimento suficiente da língua portuguesa (fácil para brasileiros) e a existência de contatos regulares com o território nacional. De qualquer forma, aguarda-se a regulamentação desta novissima lei para se saber exatamente o que será exigido para quem "pula" uma geração. Quem quiser ver a nova lei clica aqui.
36 Comentários:
Bel gosto muito destas explicações o saber não ocupa lugar e dia destes fiz um figurão quando expliquei a um primo que o filho advogado aqui na Guarda podia ser advogado tembém no Brasil.
Beijos do frio
E tenho uns primos ai em Londrina vou lhes dizer para virem aqui que eles sempre quiseram ser europeus Acham chique!
Lurdes
Boa explicação Bel!!!!
Bel!! Adorei o post!! Tenho 3 avós portugueses, já falecidos, 2 (da mãe) eram primos e não naturalizados de Leiria e o outro (do pai) da Ilha da Madeira naturalizado brasileiro!!
Vc sabe qual é o valor total aproximado para o processo aqui no Brasil?!
Olá Inês, aqui no Brasil sei que o valor da taxa cobrada pelo Consulado é superior a cobrada em Portugal onde são 175€ por pessoa e menores de 18 anos não pagam nada. Relativamente a valores cobrados por despachantes soube de alguns que cobraram mais de 1.000 dolares por pessoa.
Beijocas
É preciso ser muito burro para ter direito a nacionalidade de um pais europeu e nao tirar. O povo não sabe de nada mesmo... inocente!
Anónimo, acredito que nao maioria das vezes seja falta de informação! ;)
beijocas
One also needs to keep in mind that once you do become citizen of one country (in your case Portugal), one will also be obliged to some due diligences (such as taxes, fees to the state etc). So, although it certainly looks nice on paper "or on your blog post, but once u start paying taxes or just consider them for the future, it will be anything but 'a safety net' to a double citizenship.
Jana Harra
Jana Harra hello!
You're wrong. You're only obliged to pay Portuguese taxes, for instance Portuguese IRS (income tax) if, and only if, you have income! Otherwise Portuguese citizenship does not compels you to pay any taxes.
Olá Bel muitos parabens por este post e pelo blog! Sou bisneta de um casal de portugueses de Viseu que imigoru para o Nordeste lá em 1800 e alguma coisa... Minha avo tirou a nacionaliadade portuguesa, depois a minha mae e tambem o meu pai porque casaram em 1975 e depois eu e os meus irmaos. Tambem os meus tios, primos e sobrinhos tiraram e agora a minha filha de 2 anos tambem vai tirar. O seu post está muito bem e explicativo. Como vamos a portugal todos os anos (em agosto) acabamos por tirar lá. Só um alerta, menores de 18 anos não paga nada! Quanto a essa perda de nacionalidade brasileira ela nao tem nada a ver com estes casos como o meu... Entendo que ela é exatamente a excecao como referiu o Luis Campos!
Caros muito boa tarde. Pesquisando sobre o assunto encontrei este excelente post, parabens Bel. Se me permite o meu comentário achei completamente desnecessário o comentário numero 11 uma vez que o caso que aqui se trata é exactamente a excepção. É com este diz que disse que muito mal anda o nosso direito...
Bel muito obrigada por tudo, você foi nota 10! Agora só falta agendar para pegar meu passaporte portugues e depois me mudar para a Europa! Isto aqui já deu...
Beijos
Rosana
Bel, muito obrigada! adorando o seu trabalho e o da advogada que me indicou.
Muito top!
otimo!
Bel, meu avô era filho de portugueses, ele faleceu, mas não tirou a cidadania. Meu pai está dando entrada no processo agora para ele tirar. Gostaria de saber se não tenho chance alguma de tirar depois dele. (Sou maior de 18 anos)
Muito bom!
Oi, Bel, meu avô nasceu em Portugal, morou a maior parte do tempo no Brasil e ja veio a falecer. Minha mãe(filha do meu avô) já tem uma certa idade e não tem interesse de tirar sua nacionalidade. Pelo que li em seu texto, isso nem me impede de tirar minha nacionalidade ou naturalidade, correto? Obrigada pela ajuda!!!
Carina, o ideal é a sua mãe tirar a nacionalidade e em seguida você. Nao recomendo ninguem "pular" uma geração! Se quiser me envie email!
Beijocas
Boa tarde Bel,eu e minha esposa queremos ir para Portugal, ela é filha de portuguesa, a mãe dela chegou ao Brasil ainda criança.
Porem os documentos do Pai da minha esposa que é brasileiro sumiram e pra refazer sairia um fortuna, além de estar tudo irregular aqui no Brasil,não tem certidão de nascimento, casamento, RG nada e ele é lá de Pernambuco e a gente de São Paulo.
Em Portugal com a certidão de nascimento da mãe portuguesa da minha esposa seria possível tirar essa nacionalidade?
Já que no Brasil sairia mais de 15.000 reais, pois teria que regularizar toda a documentação dos meus sogros antes de dar entrada no consulado.
Um abraço
Caio, boa noite! Me manda email que fica mais fácil: blogdabelbr@gmail.com
Beijo
Para quem precisa de realizar buscas de certidões e antepassados nas ilhas dos Açores recomendo a Inês Duque, otima em trabalhos de Genealogia: inesalexandraduque@gmail.com
Nunca pensei que fosse tão fácil...
Bel, outra boa base de dados para achar informações sobre os antepassados com vista a achar o local onde nasceram, data de nascimento, etc é o site que aqui deixo que tem registro de TODOS os passageiros que sairam pela cidade do PORTO para o Brasil:
http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10
Beijo
Obrigada anónimo 25!!! Esse site é otimo mesmo! Mas existe outro que também uso muito e vou aproveitar para deixar aqui:
https://familysearch.org/
Beijocas
Otima explicacao! Nem no Consulado conseguiram explicar tão bem... Vou enviar email para me passar o contato dos advogados em Portugal.
Obrigada
Bel obrigada por este post! No consulado do RJ disseram que tinha de ser filho de pai e mae portuguesa mas já percebi que nao. Vou te mandar email.
bel quem tira cidadania portuguesa perde a brasileira?
Anónimo 29, quem adquire nacionalidade portuguesa NAO perde a nacionalidade brasileira, fica com dupla nacionalidade.
obrigada por tudo bel! sem voce nada teria sido possivel... excelente advogada recomendo muito!
natalia fernandes
Advogada sincera, gente boa e sempre disponível para responder a tudo. Recomendo.
Mais um site para achar infos sobre paradeiro dos nossos antecedentes:
http://tombo.pt/d/lisboa
Deixo dois sites muito uteis para pesquisa dos antepassados e passo a passo:
Arquivo Publico de São Paulo - Acervo - Guia do Acervo - Memoria do emigrante: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/
Museu da imigração - Registro de matriculas:
http://museudaimigracao.org.br/acervodigital/index.php
Beijo
Recomendo o blog, excelente para esclarecimento das duvidas ...
Boa noite Bel, aliás boa madrugada hehehe seguinte Bel, adorei seu post... Achei maravilhoso mesmo, faz 2 semanas que me bateu uma vontade imensa de saber mais sobre isso... Sempre soube que meu bisavô veio de Portugal e tudo mais, porém decidi que quero ter a nacionalidade/cidadania ( me desculpe, sou leigo nesse assunto e não sei a diferença) meu bisavô Português (José) de fato é falecido, minha vó Irene (filha de José) está viva porém está bem doente, meu pai (Ronaldo) está vivo... Minha vó e meu pai não tem a nacionalidade, quero saber se tenho o direito? Obrigado por escutar, dei uma procurada em vários sites, mais 9 seu me chamo muito atenção... Fico no aguardo! Obrigado novamente hehe
Enquanto sua avó Irene for viva e o seu pai for vivo voce consegue a nacionalidade sim! Eles tem de tirar antes de voce!!! Me manda email: blogdabelbr@gmail.com
Beijo
Enviar um comentário