40 Comentários:

Joana Baptista disse...

Bel, tenho exactamente a mesma dúvida: precisamente por eu ser um bocado esquecida perguntei à minha médica de família o que ela achava do DIU ela disse que tendo em conta a minha idade (30 anos) e o facto de ainda não ter tido filhos era desaconselhável pôr o DIU (se bem me lembro porque com a idade e com os filhos o útero dilata um pouco e fica mais cómodo colocar o DIU).

Anónimo disse...

Então meninas… do comentário da Joana Baptista percebe-se que se voce ja tiver filhos é mais "cómodo" por o DIU, o que significa que é possivel por quando não tem filhos, só é "menos cómodo". Acho que quem tem vontade de colocar na rede pública de Portugal tem que fazer um bom caso para fundamentar a escolha, e insistir MUITO (veja só o caso da enfermeira…. ). Se voce tiver decidida a por o DIU de Cobre eles não podem dizer que não, e eu sou prova viva disso!!! O meu DIU tem validade de 5 anos Bel, mas existem tipos diferentes e portanto acho que pode variar de um modelo para o outro (acho, não tenho certeza!).

Carla Angerino disse...

Eu vivo em Portugal já tenho 3 filhos tenho 38 anos não posso tomar a pilula por ter um problema de saude tomo outros medicamentos que anulam o efeito da pilula a minha medica optou por me colocar um dispositivo de libertação intrauterino DLIU Não é em cobre tem uma durabilidade de 7 anos com consultas de revisão anuais não tenho nenhum tipo de dor incomodo ou o que seja eu sempre tive um fluxo menstrual muito abundante com muitas colicas nunca mais tive nada disso passei de usar pensos super para salva -slip de um periodo de 8 a 10 dias para 2 dias não sinto o dispositivo e a vida sexual não foi afetada em nada,não podia estar mais satisfeita com este metodo contraceptivo Mirena.

Anónimo disse...

Bom dia
eu sofria do mesmo com a pilula (falta de libido e dores de cabeça nos dias da pausa), até um dia que estava sentada na sala de espera da minha ginecologista e estava lá um panfleto que mostrava os diversos métodos contracetivos e divididos por métodos hormonais e não hormonais.
Nos não hormonais constavam os que foram apresentados em cima e apenas um me interessava: o DIU de cobre. Ao entrar no consultório falei com a médica e expliquei-lhe o meu problema e ela concordou que realmente no meu caso o DIU de cobre poderia ser a solução. Esperei pela altura certa e coloquei o meu que tem uma validade de 10 anos. Isto já foi à 3 anos. A mim não me custou a colocar (mas também já tive dois filhos de parto natural e sem epidural, por isso acho que estou preparada para tudo ). Nos dias seguintes senti uma moinha que um paracetamol resolveu sem problemas. Na menstruação seguinte voltei novamente ao consultório para fazer uma ecografia para confirmar que o DIU estava no local certo. Agora faço um controlo anual com ecografia. Lembro-me também que no início o meu marido se queixava que o sentia e ao relatar isto à médica ela ajustou os fios do DIU e tudo se resolveu.
No meu caso, só tenho a dizer coisas boas, mas confesso que no início sempre que sentia algum desconforto abdominal só pensava que aquilo tinha saído de sítio. Agora nem me lembro que o tenho, apenas na altura da menstruação me recordo porque o fluxo aumentou ligeiramente.
Espero que o meu testemunho tenha sido útil e desculpe por ter sido tão extensa.
Beijinhos
A.M.

Joana disse...

Olá
Só para dizer que também uso DIU de Cobre, no meu caso é o Nova T 360 e realmente senti tudo o que diz este post. Senti que minha libido voltou depois de anos com toma de pilula, não sinto cólicas muito grandes na mestruação nem assim tanto fluxo mestrual. No meu caso não foi opção minha foi minha Ginecologista que me recomendou, depois do meu segundo filho, e eu amei, ela falou tabém que apenas tenho a mestruação como antes de tomarmos as pilulas, ou seja, quem tinha mestruações dolorosas vai ter de novo, quem tinha um fluxo enorme, vai ter de novo.
Quanto à colocação doi um pouco mas é a dor igual a fazer o papanicolau.

Blog da Bel disse...

Joana, uma dor bem suportavel entao!

Obrigada a todas pelos comentários! :)

Beijocas

Anónimo disse...

Eu ja usei este Diu tive de o tirar apos 1 ano de utilizaçao porque nao aguentava com dores de barriga disseram me que possivelmente era alergica ao cobre.

Talita Estrela disse...

ola ando conversando com minha Gineco e ela me aconselhou colocar o DIU, tenho 22 ANINHOS E GOSTARIA DE UMA OPINIAO...

Unknown disse...

Ola, Tenho 19 anos e não tenho filhos. Gostaria de saber se há alguma restrição a minha idade.
Obrigada por esclarecerem minhas duvidas.
Amei o blog.

Anónimo disse...

Poderia colocar mais um post em como tem sido a sua adaptação ao diu, tenho quase 17 anos e estou a pensar em colocar um mas tenho medo que interfira com as relações sexuais devido ao tamanho do pénis do meu parceiro.

Anónimo disse...

Bom dia meninas!
Tenho 33 anos naõ tenho filhos e não pretendo ter nesse momento.Tem uma semana que coloquei o díu de cobre,pois tinha anos que usa anticoncepcional meu organismo já estava intoxicado é meu libido sumido então fiz um estudo e vi que essa era melhor opção para quem não encher o organismo de hormônios.O procedimento dura uns 10 minutos dói um pouco,você senti cólica no momento que colocar e nós dias posteriores também mas nada que um remédio não alivie em alguns caso como o meu pode dar um corrimento amarelinho que também e normal.Vou fazer uma ecografia a pedido do médico para saber se está tudo direitinho.Também posso passar mais informações para dizer sobre4 os efeitos colaterais.

Anónimo disse...

Botei o diu faz uma semana quase e ainda não senti nada nem na hora de colocar e aí na não senti nada.isso e normal ou será que é lê não encaixou ou coisa assim estou um pouco insegura pq td mundo fala que é pra sentir cólica e eu não senti até agora

Anónimo disse...

Coloquei à quase 4 meses e também não me doeu, já foi verificado e está ok, por isso não te preocupes. Não senti qualquer cólica, apenas uma significativa melhora dos efeitos do Implanum que tinha, ao longo destes meses.

Anónimo disse...

Meninas que ja usam diu de conre: o que voces acharam de alteraçao de peso (tiveram?) e retençao de líquido?
Beijos
Dani

Anónimo disse...

Boas coloquei o Diu de cobre à 3 semanas e dês daí não paro de ter perdas diárias de sangue moídas na barriga. Já fui ao médico na qual fez nova ecografia e exame e k estava tudo bem! !! Se está td bem pk tenho perdas constantes e diárias! Aiii quase me arrependo de ter colocado o de cobre! Mais alguém que acontecesse parecido? ?

Elisangela Delfino disse...

Olá
Boa Noite
Eu já tenho o DIU há 5 anos....Sinceramente eu vou tira pelo fato de sentir muitas dores cólicas horríveis ,Fora que minha barriga as vezes fica enorme do nada ....Tenho sempre infecção de Urina !
Claro ,que vai de mulher pra mulher algumas não sentem nada e outras como no meu caso sentem dores.
Marquei uma consulta para o dia 01/07 para o procedimento de retirada .

Anónimo disse...

Pra quem não tem filho...a dor é maior.....pq o ultero
nunca foi esticado....

Alicia Myke disse...

Tenho 39 anos, sem filhos e optei pelo DIU de cobre para me livrar dos hormónios. Coloquei o Diu de cobre T380A dia 12/08/2016 pelo SNS(Serviço Nacional de Saúde) no Hospital são João e confesso que a experiência não foi nada boa. Inicialmente tentaram-me convencer a colocar o mirena, disseram que me iria arrepender se colocasse o de cobre, mas eu insisti que queria o de cobre. Colocaram o primeiro e aquilo é um minuto mas doi para carai, para azar meu ficou mal colocado então retiraram e voltaram a colocar o segundo. Para retirar não custou nada. Quando a médica vai fazer a eco diz que também ficou mal colocado, explicou que a colocação dos Dius de cobre é dificil e que os Mirena é fácil. Porque os de cobre para serem fiáveis precisam ficar bem em cima, enquanto os mirena, podem ficar mais abaixo que fazem sempre o efeito contracetivo. Quando me diz que o segundo também estava mal posicionado, quase me dava uma coisa ruim...eu disse que se retirasse aquele não ía colocar mais nenhum, já tinha sofrido de mais. Então a médica disse que ía tentar empurrá-lo mais para cima e assim fez, voltou a fazer eco e disse que agora estava no sítio.

Desde já agradeço o Vosso testemunho e vou colocando aqui o meu também. Espero daqui a pouco tempo estar satisfeita com a minha decisão, que tenham valido a pena.
O dia em que coloquei o Diu sangrei o dia todo, o 2º e 3º diaaparecem umas perdas de sangue muitos pequeninas e umas dorzinhas de vez enquando, acho que sinto o aparelho e que às vezes me causa uma dor localizada. O 3º dia e 4º dias já não tive qualquer sangramento, nem sinto dores, mas sinto uma pressão no útero. Continuo a sentir o aparelho. E como correram os vossos primeiros dias (ou meses).? Vou colocando aqui o meu testemunho

Anónimo disse...

sera que meu marido quando tiver relaçao comigo vai continuar sentindo o diu de cobre no meu utero ou vai passar ?

Alicia Myke disse...

Já estou com o DIU de cobre há uma semana, só não tive perdas de sangue no 4º dia, de resto estou tendo sempre. Para quem já utiliza o Diu de cobre há mais tempo, quanto tempo demorou para passarem estas perdas fora da menstruação?

mariana ferreira disse...

Gostaria de saber se no SNS... posso pedir a médica de família e ela me encaminha sem problemas? Não volto a tomar AC nem Obrigada.

Anónimo disse...

Ola boa tarde!
Pelo Desc o meu desabafo.... Mas confesso que estou um pouco preocupada....ontem fui ao meu médico fazer a citologia
Qual o meu espanto quando o médico me diz que nao de vêem os cordéis do meu DIU de COBRE.
perguntei logo de imediato se era bom ou mau...
Claro k e mau... A minha duvida fica no" ar."
Tanho k.a eco para fzer... Obrigada pela atemçap

Unknown disse...

Ola querida. Minha duvida eh a seguinte. Na hora da relaçao nao incomoda? Alguma sensaçao diferente. Ou algo que antes do DIU nao sentia ?? Obrg se puder me responder.. Josi

Josirene Araujo Josii disse...

Ola. A minha duvida eh quanto a relaçao cm o parceiro. Nao machuca ou encomoda. Algo na hr que vc nao sentia antes do DIU? Obrg

Xaninha disse...

Olá boa noite, tenho o Diu faz cinco anos. Fui ao médico para tirar o Diu e colocar outro, porque nestes cinco anos nada apontar senti-me sempre bem. Então o médico mandou fazer uma ecografia interuterina. Ao fazer o exame, o médico então explicou, que não via Diu nenhum, eu fiquei gelada como é óbvio. Entretanto disse que eu tinha um pólipo, e que tinha que ser retirado.
Então respirei fundo e contei até cinco, e disse se não tenho Diu para onde foi???
O médico explicou que realmente não via o Diu, mas que havia a possibilidade de estar por trás do pólipo. Estou com mil e uma dúvidas, agitada preocupada stressada. Agora espero ansiosa pelo dia do levantamento do exame, para levar ao médico que mandou fazer.
Muito obrigado pela atenção, se puder ajudar muito agradecida.

Anónimo disse...

Olá, gostaria de saber a experiência de alguém que tenha útero retrovertido e tenha colocado o DIU de cobre, pois li um artigo falando que nesses casos a colocação é muito sofrida para a mulher. Estou bem receosa, pois além de nunca ter tido filhos, tenho o útero nessa condição.

Anónimo disse...

Já tem 6 semanas que eu coloquei o diu de cobre e vivo com pequenos sangramentos.
Dez dias depois da segunda menstruação está me descendo sangue bem vivo, já não sei de mais nada se for pra ter esses tipos de sangramentos eu não sei se está compensando, é muito incomodo.

Anónimo disse...

Boa tarde!tenho 20 dias que coloquei p diu de cobre,e desde esse dia,me sinto inchada,Eu malho 5 dia na semana,minha alimentação é leve,E acho que o diu esta me engordando mesmo o povo que me ver fala que de uns 15 dias eu engordei.Algum relato de alguém que engordou com diu?

Anónimo disse...

Uso a mais de um ano, pra colocar é horrivel, tres primeiros meses, dor ao mestruar, depois regulariza, colicas suportaveis, na relação sexual não há como sentir, nem eu nem o parceiro, é incrivelmente maravilhoso, DIU DE COBRE.

Anónimo disse...

Olá. Boa noite. Quando eu coloquei o Diu de cobre tive um sangramento que durou nove dias sem parar agora tem cinco meses i cinco dias que minha menstruação não desce. Alguém sabe me dizer se isso é normal ou devo procurar meu ginecologista?

Anónimo disse...

Ola Bel também penso como você e tem 7 meses que coloquei o Diu estou muito satisfeita, mais agora depois de & meses observei que venho ganhando peso rapidamente sendo a maioria na região abdominal, ainda não sei se é por conta do Diu mas todos que me conhece tem comentado não queria tirar o Diu mas não sei o que fazer...

Anónimo disse...

Meu útero é retrovertido e a médica disse que era mais incomodo! Doeu, não vou mentir, mas passa rápido.

Priscilla Pérez disse...

Olá, meninas, falo do Brasil. Coloquei o meu DIU de cobre na última sexta-feira, a dor foi muito grande! Vou ver na ecografia qual a posição do meu útero. Vou fazer uma eco amanhã para ver se está no lugar certinho. O sangramento está no finalzinho, a médica preferiu colocar durante a menstruação, já há uma semana estou sangrando. As cólicas pararam. E relação só quero ter depois da ecografia informando que está tudo certo.
Aqui no Brasil também coloca no Posto de Saúde, pelo SUS, o meu foi particular, paguei R$110,00 pelo DIU e R$400,00 para colocar, mas se for preciso colocar novamente vou procurar médico que coloque com sedação...

Letícia Sampaio disse...

Oi priscila tudo bem? Também falo do Brasil! Coloquei meu DIU de cobre ontem e nao senti muita dor não, mas hoje está insuportável a dor. Você sentiu cólicas no dia seguinte tambem? Tambem coloquei menstruada!

Anny disse...

Olá, tenho útero retrovertido e uso DIU há 9 anos. De fato o posisionamento do útero torna mais difícil e dolorosa a aplicação mas a doutora que o colocou foi espetacular, o meu DIU nunca se moveu por todo esse tempo. Sentí sim muita dor ao colocar pois é aconselhável que seja colocado durante a menstruação pois o colo do utero está aberto mas eu não menstruava a 2 anos porque usava a injeção depo provera a cada 3 meses.No começo achei que estava gravida pois a menstruação estava irregular e passei um mês sem menstruar, depois foi normalizando, nunca tive nenhum incômodo na relaçao sexual e meu esposo nunca reclamou, mas ano passado descobri que tenho dois pequenos miomas e tenho sentido o fluxo maior e as colicar tambem, as vezes tenho fluxo mais de uma vez ao mes e esse ano meu esposo tem reclamado de incomodo dirante o ato sexual, hoje planejo a retirada do DIU até porque falta apenas 1 ano para o vencimento.

Anónimo disse...

Olá!
Tenho 28 anos e tomo pílula/nuvaring desde os 17. Sempre me ajudou bastante por causa da pele. Mas, este ano, descobri que tinha uma pequena mancha no fígado e a médica de família aconselhou-me a deixar de tomar a pílula porque é "processada" pelo fígado e podia piorar. Ainda por cima, tomava a diane 35 que é muito forte.
A médica de família aconselhou-lhe a colocar o DIU de cobre e fez o pedido ao hospital (que nunca mais chegou).
Entretanto, como o DIU de cobre não é hormonal e certamente a minha pele ia descambar outra vez, andei a pesquisar sobre o DIU.
O que descobri (pela net, atenção) foi horrível. Para além das dores, que várias meninas aqui falam, tanto a colocar como durante a menstruação, também li MUITAS coisas sobre infertilidade.
Fiquei muito assustada, porque quero um método contraceptivo agora, não para a vida :) Portanto fui a um ginecologista e expliquei a situação. Quando lhe falei em DIU de cobre ele ficou passado. Disse que era impensável para alguém com a minha idade e que queria ter filhos colocar o DIU de cobre.
Mandou-me voltar a usar o anel, que usei durante 7 anos e sempre estive satisfeita.
O médico disse-me precisamente que podia ficar infértil se colocasse o DIU sem nunca ter filhos. Confiei nele, claro. Ele é médico e acho que isto não é uma coisa que nós, leigas, possamos escolher. Falo por mim, claro. Não vou insistir com o médico para me pôr uma coisa que ele me diz que pode ser má para mim.
E isto foi o que aconteceu comigo, não sei se é igual para toda a gente.

Beijinhos e bom blogue :)

Anónimo disse...

Eu coloquei diu mirena com 23 anos
Ganhei muitopeso e tirei.
Agora quero o de cobre. Isso de não ter tido filhos não tem nada haver.
Eu não tenho filhos doeu bastante, e quem já teve e colocou disse que doeu tbm. Então...
vai doer um pouco em qualquer situação

Anónimo disse...

OI COLOQUEI O DIU DE COBRE MESTRUEI O PRIMEIRO MES COM O DIU NORMAL MAS NO SEGUNDO MES A MESTRUACAO NAO VEIU E MEU MARIDO FICA MUITO PREUCUPADO COM TUDO ISSO

Anónimo disse...

Coloquei o meu Mirena fazem 20 dias fiz um ecografia e ele estava no lugar fiquei muito feliz ate q na semana passada meu marido disse que estava sentindo o fio enrroscar nele e que sentiu a ponta pra fora. Ai eu resolvi averiguar e la esta sua pontinha me beliscando quase p fora da vagina fui a médica ela me disse q o fio estava enorme mas n podia cortar pois n tinha intrumento. Mandou eu fazer uma outra e co e pedir p medica q colocou cortar vou hoke a eco mostrou q ele esta mais p baixo do utero porem em local seguro por isso passei a sentir o maldito do fio. Depois conto mais mas alguém passou por isso to mega estressada faz tres dias q fico no abre e fecha pernas...

web designer grafico disse...

Coloquei o diu a 13 dias me sinro inchada tbm... Daço atividades fisicas 5 vz por semana e ainda tenho umas colicas mtus chatas... Sera q ta normal?

Enviar um comentário