Botox®, muito além das rugas

Eu estava à espera de aplicar botox para escrever sobre ele, mas considerando a agenda do Daniel Coimbra (no final de Novembro consegui um horário para dia 14 Janeiro...) e a minha indicação que é sempre para preenchimento, como sabem fiz nas olheiras como contei aqui, e depois, ainda não contei mas vou contar, fiz na bochecha/bigode chinês (já fiz em Maio!), o post sobre o botox vai sair sem eu ser "usuária"!
A Allergan, fabricante da marca Botox®, Latisse® e Vycross Collection Juvéderm®, me chamou para um bate papo super legal com o Daniel Coimbra (meu dermato top que muito me orgulha), juntamente com outra blogueira, a Deborah Varela, e uma paciente dele que aplica botox. Durante esse encontro foram esclarecidas muitas dúvidas, tanto quanto ao botox como quanto ao preenchimento com ácido hialuronico, e no final o Daniel aplicou na paciente e eu obviamente fechei os olhos e só vi o antes e depois. Detesto ver essas coisas. Para mim, fazer é fácil, ver não.
Vou então registar aqui o que eu achei mais interessante sobre o tema.
Primeiro, vocês sabiam que botox é a marca? Não há um tratamento chamado botox, botox é o produto e a marca. Eu achava que era um tipo de tratamento para as rugas e que várias marcas produziam, mas não, o botox é um produto biológico (produzido por um ser vivo - bactéria) e não há no mercado genérico ou similar, então, se alguém for fazer deve verificar se é mesmo botox, se não estará fazendo outro tratamento que não o botox. Esse para mim foi o primeiro ponto importante! Como se diz em Portugal, cuidado para não comerem gato por lebre.
Depois, acho que quem aplica botox, e não só, já deve ter escutado mil vezes "Mas porque se você é tão nova?!?!", não é mesmo? Pois é, mas acontece que o botox, assim como o preenchimento, não é para que quem tem 90 anos pareça que tem 20, mas para que quem tem 90 anos, ou qualquer outra idade, esteja muito bem para a idade que tem. Aliás, não há uma idade certa a partir da qual se deve/pode aplicar botox (o paciente mais novo do Daniel tem 20 anos e o mais velho 90), então, deve aplicar quem tem necessidade, quem não se sente bem com o que vê no espelho, e isso depende de pessoa para pessoa, e claro, quem segundo o médico tem indicação para o botox. Por isso, é necessário ter um médico que não só faça a aplicação corretamente e bem feita, como que não permita exageros, e aqui não me refiro só ao botox mas a todos os tratamentos estéticos e médicos que há no mercado. Eu confesso que quando algo me incomoda digo ao Daniel e ele avalia o que se pode fazer ou diz que está ótimo e me manda passear... Confiança no médico é tudo! :)
Mas então, para que serve o botox e em que situações deve ser aplicado? O botox apaga a ruga, reduzindo assim o envelhecimento. Como? Ele reeduca a musculatura e, algo que eu achei super interessante, muitas vezes tem de se associar ao preenchimento. Como assim reeduca a musculatura? O tempo inteiro puxamos para baixo, essa é a tendência do músculo, e apenas a testa e os músculos que elevam a boca puxam para cima. O botox é aplicado em maior quantidade onde puxa para baixo e em menor quantidade onde puxa para cima, reeducando assim a musculatura. E aqui fica claro que não é uma questão de aplicar pouco ou muito botox para ficar mais ou menos natural, baixa dosagem não significa naturalidade, é preciso sim saber onde se aplica, tem de ser um combo de dose certa no lugar certo. Mais importante do que as rugas, ainda de acordo com o Daniel, é o contorno do rosto porque com o passar dos anos ocorre perda de massa facial daí, como já referi, muitas vezes ter de se combinar o botox com o preenchimento.
Quando à durabilidade, isso depende muito de pessoa para pessoa mas a média são 4 a 8 meses. Este prazo não é para voltar a ter ruga mas é o tempo que o musculoso leva para voltar a se movimentar como antes da aplicação do botox. E, mais uma vez, vai ser a necessidade do paciente que o levará a uma nova aplicação! Ah e o botox é um tratamento para a vida, não é para colocar se tem uma festa, mas para ir colocando. Se a pessoa tem um evento (noivas!) o ideal é que coloque uns 30 dias antes.
Ah e sabiam que o botox não tem apenas uma função estética? Ele também alivia pontos de stress, dores de cabeça e enxaquecas! Além disso, um estudo recente da Universidade de Georgetown nos Estados Unidos, associou o botox a melhora na cura da depressão, vejam aqui.
Por último, só uma nota sobre a aplicação em grávidas e mulheres amamentando, estas não podem aplicar apenas porque ainda não há estudo sobre a aplicação do botox, nem do preenchimento, neste tipo de pacientes.
Quem quiser ver o post super completo da Deborah pode ver aqui no blog dela, ela foi muito melhor aluna! hahaha
Espero que tenham gostado do post e tenham ficado um pouco mais esclarecidas quanto ao botox como eu fiquei!
Atualizando o post, vi esta foto na internet e não tinha como não colocar aqui. Um ótimo exemplo de um antes e depois de Botox bem feito, na nada menos Kate!
Atualizando o post, vi esta foto na internet e não tinha como não colocar aqui. Um ótimo exemplo de um antes e depois de Botox bem feito, na nada menos Kate!
9 Comentários:
hahahaha melhor aluna nada, vc foi mais resumida mas tocou em alguns pontos que eu esqueci de tocar!
Ambas fomos ótimas alunas :)
Bjssss
Bel, só soube que estava grávida quase no 4 mês e fiz botox, preenchimento e até progressiva durante a gravidez! Nada de ruim aconteceu com a minha filha! :)
Olá Bel! Eu sei que não faz botox em Portugal, porque tem a sorte de morar no Rio de Janeiro onde a medicina estética está muito mais avançada. No entanto gostava de perguntar-lhe se sabe de algum médico em Portugal que seja bom a aplicar Botox. Queria muito experimentar mas tenho medo de fazer sem referências. Muito obrigada por tudo o que partilha no blog.
Anónimo, tenho várias amigas que fazem em Coimbra com a Margarida Robalo Cordeiro (Idealmed) e com o David Serra (Idealmed) e acho o trabalho deles maravilhoso! Sei que eles não atendem só na Idealmed em Coimbra, tente ver na internet em que cidades mais dão consulta!
No entanto só uma nota, acho que não deve ir até ao médico dizer que quer fazer botox ou preenchimento ou outro qualquer tratamento. Deve sim informar o médico o que a incomoda para ele lhe recomendar qual o melhor procedimento ao seu problema!
Beijocas
Adoro! Sempre faço. Eleva a autoestima e muito!!!
Muito obrigada pela resposta Bel! Beijinho
Fiz botox na mesma semana descobrir que estava grávida. estou com muito medo de acontecer alguma coisa com meu bebê.
Alguém pode me reasponder.
Conhece algum médico em Vitória/ ES?
Me fala como foi, estou na mesma situação
Enviar um comentário