Caspa e escamação com os dias contados!

Confesso que fiquei surpreendida com a quantidade de gente que comentou no Facebook do Blog (curte aqui) e no Instagram (me segue lá @BelCasaltaNabais) que sofria de escamação ou de caspa, quando coloquei a foto do meu novo kit contra ambos. Este kit.
Comigo é certinho, entra o pseudo inverno carioca, que me faz tomar banhos mais quentinhos, ou viajo para algum lugar onde a água tem mais calcário, tipo Portugal e principalmente Lisboa, e o meu couro cabeludo descasca inteiro. Achava que a escamação não tinha nada a ver com caspa e por isso nunca tinha comprado um cosmético especifico para a caspa para tratar a escamação. E também não achava nada especifico para escamação... Era um dilema!
Nesta minha última viagem a Portugal a coisa agravou, e o meu couro cabeludo descascou igual a uma cobra. Pior, chegou a fazer ferida. Falei então com a Susana, dona da Farmaplatinum, sobre o assunto e ela recomendou me o shampoo anti caspa Phythéol Intense, que era super forte e ia ser implacável com a caspa, alternando-o com um shampoo para couro cabeludo sensível, o Phytoapaisant, e ainda para aplicar um spray calmante da mesma marca e com o mesmo nome deste último. Além disso para continuar com o Phytopolleine, mas isso eu já sabia! ;)
Usei o Phythéol Intense que, como o nome já diz, é intenso e confesso que numa lavagem a escamação não sumiu, mas melhorou uns 70%. Claro que no dia seguinte em vez de alternar, como a Susana me recomendou, lavei outra vez com o anticaspa e o cabelo ficou super ressecado. Ou seja, tinha ali um problema quase resolvido mas arranjei outro! A solução foi hidratar com a super Inner Restore Intensif da Senscience. E tudo ficou perfeito! :)
Bom, juro por todos os meus cosméticos que estão ali no wc que na segunda lavagem com o super anticaspa Phythéol Intense a escamação sumiu por completo, sim, a 100%! Mesmo esfregando com o dedo no couro cabeludo nada escamava e até hoje ela não voltou. Depois disso, lá usei o shampoo para couro sensível, o Phytoapaisant, porque estava com medo que o outro por ser tão eficaz/forte de algum modo me "atacasse" o couro. A verdade é que nunca tive comichão nem nada disso e ao fim de uma semana suspendi o uso dos dois, por conta própria e estão ali guardados, se a escamação voltar, volto a usar! Ah o spray Phytoapaisant foi o que mais usei, colocava todos os dias no couro cabeludo e este nunca ficou oleoso.
Gente, kit super aprovado, quem sofrer com caspa ou escamação pode apostar nesses aí! Acho que foi dos cosméticos com resultado mais rápido que usei na vida! Agora mais top ainda foi a Farmaplatinum super fofa que, a meu pedido, fez um kit promocional com todos os produtos que usei para combater a escamação/caspa, podem comprar aqui e ainda tem 5% de desconto usando o cupom blogdabel. :)
Conversando com a Dr.ª Joana Nobre, diretora técnica da Phyto Portugal, ela esclareceu que sim, a escamação é um tipo de caspa e que acabam de lançar uma nova linha anticaspa a PHYTOSQUAM que tem o objetivo de detonar a caspa em tempo recorde mas garantir a máxima beleza não ressecando os fios como fazia a antiga linha. Aliás, existem agora 2 shampoos: um especifico para a caspa seca e outro para a caspa oleosa! Achei isso top. Além disso tem ainda um shampoo intenso adaptado a todos os tipos de cabelos.
Ainda segundo a Dr.ª Joana Nobre, como a caspa é uma patologia com recidivas quem sofre do problema deve sempre fazer uma manutenção, então vou tentar usar o meu kit anticaspa uma vez por semana, ou pelo menos de 10 em 10 dias.
E.... como eu sou super abusada pedi a Dr.ª Joana Nobre para nos falar um pouco sobre esta detestável caspa ou escamação! O texto, escrito na integra por ela, ficou um pouquinho longo mas muito claro para quem queira entender mais sobre o assunto.
"ESTADO DESCAMATIVO - O QUE É?
O estado descamativo é uma afeção semicrónica, recidivante, que afeta 40 a 50% da população, (um pouco mais os homens que as mulheres). O problema da caspa surge na puberdade, período no qual o corpo começa a produzir mais testosterona, o que afeta a produção de sebo.
Mesmo que benigna, a caspa representa um verdadeiro desconforto na vida diária. O principal sintoma do estado descamativo é o aparecimento de pequenas películas visíveis no couro cabeludo, nos cabelos ou nos ombros. Em alguns casos, as sensações de desconforto (repuxar do couro cabeludo, prurido…) podem acompanhar este fenómeno.
O aspeto das películas será modificado pelo nível de secreção de filme hidrolipídico:
- Um nível médio ou fraco dá lugar a películas secas, finas e aderentes.
- Um nível elevado está associado a películas oleosas, visíveis, que se destacam mais facilmente.
EXPLICAÇÕES FISIOLÓGICAS:
Muitos fatores induzem e contribuem para os mecanismos em cadeia, criando um verdadeiro ciclo vicioso e explicam os casos mais frequentes de recidiva. A predisposição do indivíduo será determinante para o desenvolvimento do estado descamativo.
O couro cabeludo, tal como todo o corpo humano, é coberto por uma flora microbiana normal que permite proteger das agressões. Esta comunidade microbiota difere de acordo com as partes do corpo em função da ecologia do meio (pH, temperatura, teores hormonais, composição em proteínas). Estudos científicos recentes colocaram em evidência a sua importância. Um desequilíbrio desta flora pode estar na origem de algumas doenças ou infeções, como no caso de alguns estados descamativos.
Desenvolvimento do microrganismo Malassezia furfur:
Nos caso dos estados descamativos, trata-se de um desequilíbrio da flora favorecendo o desenvolvimento da Malassezia furfur, um fungo comum. Nos estados descamativos, a Malassezia furfur pode representar 80% da flora. Este fungo lipófilo desenvolve-se na superfície da epiderme e para se alimentar, necessita dos lípidos presentes no filme hidrolipídico e nas películas.
A Malassezia furfur alimenta-se de todo o tipo de corpos gordos, que vai buscando naturalmente, nomeadamente do sebo secretado pelas glândulas sebáceas. Isto significa que só se desenvolve nos couros cabeludos oleosos? De facto, prefere, mas pode desenvolver-se mesmo em couros cabeludos secos, monopolizando o pouco sebo existente que encontra, deixando o couro cabeludo (bem como o cabelo) ainda mais seco.
Aceleração da renovação celular: paraqueratose
Para um couro cabeludo saudável, a renovação celular faz-se em 28 dias. Em 28 dias, as células seguem o processo pelo qual as células epidérmicas vivas das camadas profundas se transformam em células descamativas mortas. No caso do couro cabeludo que apresenta um estado descamativo, o turnover da epiderme é de 8 a 10 dias em vez de 3 semanas. O processo de maturação e de queratinização não tem tempo para se efetuar corretamente (é que se dessignam de paraqueratose, que difere de hiperqueratose (esta última caracteriza-se por queratinização excessiva). As células atingem o topo da sua migração, sem atingir a sua maturação completa. Conservam o seu núcleo e não estão suficientemente desassociadas.
Meio nutricional favorável:
Associado à seborreia mais ou menos importante naturalmente presente no couro cabeludo desde a puberdade, esta aglomeração constitui um ambiente nutricional favorável ao desenvolvimento do microrganismo responsável pelo estado descamativo, criando assim um verdadeiro ciclo vicioso.
Fatores agravantes:
O estado descamativo pode ser fortemente influenciado por diferentes fatores. As origens das películas são variadas e podem ser cumulativas.
- Fatores internos: excesso de trabalho, stresse, infeção, febre, desequilíbrio hormonal, sudação excessiva, problemas de absorção digestiva, dieta alimentar muito ácida, predisposições genéticas.
- Fatores externos: champô muito detergente, lavagem incompleta, brushing muito agressivo, tratamentos químicos (coloração, permanente, desfrisagem), o inverno com alteração de calor e de frio, bem como a poluição e o tabaco."
Por último, só tenho a dizer que queria ter sido a melhor amiga da Dr.ª Joana Nobre na escolinha, tinha um cabelo de sonho hoje... ;)
E desse lado, muita gente a sofrer com caspa/escamação?
Beijocas e bom fim de semana
Deixe seu Comentário:
Enviar um comentário