Food Detective

Quem me segue no Instagram (@BelCasaltaNabais) ou curte a página do blog no Facebook (curte aqui) viu que na semana passada fiz um teste de intolerância alimentar, o famoso Food Detective.
A proposta é atrativa, através de uma gota de sangue e em apenas 40 minutos é possível identificar a intolerância a algum, ou alguns, dos 59 alimentos, o que vai garantir um plano alimentar super personalizado e resultados mais rápidos!
Isto, porque a intolerância alimentar ocorre quando o corpo não reconhece o alimento ingerido e o sistema imunológico entra em ação e, para atacar o corpo estranho, o intestino libera substancias inflamatórias, que migram para o sangue e ativam problemas em cascata. A cédula inflamada incha e não consegue funcionar adequadamente, tornando o metabolismo lento e podendo causar doenças auto imunes. Fonte: Andrea Santa Rosa Garcia in Vogue
Claro que alguns alimentos eu já sabia que não me faziam bem, o leite por exemplo deixa me com cólicas pelo que não consumo lactose tem muito tempo, Ok, só pontualmente num chocolate ou outro. O gluten deixa me bem inchada mas curiosamente não acusou no teste! No entanto, por saber que é algo que não faz bem (a ninguém) não consumo, ou pelo menos evito ao máximo e deixo o para alguma refeição no fim de semana. Ah e achava que tinha algum problema com o açaí, passava super mal depois de comer, mas na verdade tenho com a Castanha do Pará presente na granola que eu sempre misturava no açaí... Mas, para os curiosos vou mostrar o meu resultado!
E agora significa que vou parar de comer tudo isso??? Não. Como podem ver existem 3 escalões, um mais escuro que não acusou nada (oba!) o do meio onde identificou Trigo, Arroz, Castanha do Pará e Fermento/Leveduras e um mais clarinho que identificou Centeio, Amêndoa, Leite de Vaca e Batata. Com base nisso a minha Nutricionista, Dr.ª Fernanda Vaz, elaborou um novo cardápio para que me sinta melhor e consiga atingir os meus objetivos, dando como exemplo o arroz que, segundo a legenda do teste, indica que devo reduzir, em vez de consumir todos os dias que consumia na forma de leite de arroz, biscoito de arroz, etc., vou intervalar.
Bel, e onde compra? Pois é, seria ótimo se vendesse no ebay e todo mundo pudesse fazer em casa na hora da novela mas não é tão simples assim. Apesar da simplicidade e rapidez é um exame que precisa ser bem feito (a parte de tirar a gota de sangue requer alguma técnica e proeza) e analisado por uma profissional que posteriormente nos oriente e ajude a decifrar o que significa cada escalão e como devemos proceder em relação a cada alimento. O que posso fazer é indicar a minha nutricionista com quem fiz o Food Detective:
Dr.ª Fernanda Vaz
Rua Joana Angélica n. 217 - Ipanema - RJ
Telefone: 22296473 e 22397082
Sei que outras nutricionistas aqui no Rio e em todo Brasil tem o Food Detective e já me informei, sim há em Portugal!!! :) Aliás, o produto é produzido na Inglaterra, por isso acredito que achem com alguma facilidade profissionais de saúde que o façam pela Europa. E se alguém tiver indicação pode deixar nos comentários.
Atualizando o post, fui contatada pela representante da Food Detective em Portugal, quem quiser saber mais sobre ele pode dar uma olhada aqui no Facebook deles ou visitar o site www.foodetectiveportugal.pt.
Alguém aí já fez o Food Detective? O que achou?
Nota: sobre o valor do exame recomendo que entrem em contato com a Clínica Isabela Bussade. Obrigada.
9 Comentários:
Bel em Coimbra sabes se fazem? Bjinho
Anónimo, não conheço ninguém que faça em Portugal mas já pedi o contato do representante da marca em Portugal para saber que médicos fazem esse exame! Depois coloco aqui quando souber! Mas fica atenta aos comentários pode ser que alguem indique! ;)
Beijocas
Bel, aqui no Rio fiz em um laboratório DLE (se não me engano) e há várias quantidades de alimentos para teste: 59, 109 ou 221. O preço varia de acordo com a quantidade de alimentos. Fiz o de 109 alimentos e deu para ter uma noção mt boa do que posso ou não comer. Pena q o plano de saúde não cobre e é caro (aproximadamente 720 reais). Mas conhecimento é poder. Eu comida varias coisas "fit" que me faziam super mal. Com isso, agora dá para ter uma outra atitude. Bjs, Andréa
Oi, Bel. Não quero questionar suas intolerâncias e muito menos sua nutricionista, até porque sou leiga no assunto. Mas, assim como você, me interesso pela alimentação saudável e gosto das dicas que você dá sobre o assunto, por isso recomendo esse post sobre o food detective: http://naocontocalorias.com.br/2014/10/10/fooddetective/
Obrigada.
Um beijo,
Cris.
Cris, li bem rápido porque estou na correria mas depois vou ler com mais calma! Achei muito interessante muito obrigada por partilhar! Para mim é muito importante esta troca de informações constante entre todas nós! :)
Beijocas
Olá Bel! Nunca tinha ouvido falar nesse exame. Realmente aqui em Portugal não é conhecido :) O que eu fiz (por recomendação médica) foi o A200. Acho que foi dos exames mais esclarecedores que já fiz. Foi bastante caro (acima de 200euros, porque não é comparticipado), e só alguns laboratórios é que têm credibilidade. É uma análise feita ao sangue também.
Beijinhos
Mariana
Bel 😊
Para quem perguntou onde pode fazer um teste de intolerância alimentar em Coimbra:http://clinic4you.pt/teste-de-intolerancia-alimentar/ 😉
Beijooo
O meu teste também não deu glúten, estranhamente, mas deu trigo, outras substâncias do trigo, o que dá no mesmo, pois todo produto com trigo tem glúten e vice-versa. É claro que restariam fora produtos com glúten que não o trigo, como cevada e centeio, mas isso a gente encontra menos mesmo.
Em Portugal podem fazer o teste de uma forma não invasiva. ver informações em www.wellnutri.pt
Enviar um comentário