4 Comentários:

kirdeiko disse...

Como sempre vc. foi certeira. Não tem coisa melhor do que dormir em lençois macios e limpinhos. adorei a dica e vamos esperar uma liquidaçào da Zara Home.

Anónimo disse...

Ha ilusoes sobre a qualidade dos lençois...
vejam o que dizem os especialistas

"O importante é a trama
Os dois tipos mais populares de lençol são o percal e o acetinado. Estes termos referem-se ao tipo de trama, não ao tecido. Tanto o percal quanto o acetinado provêm do algodão, e ambos podem existir em qualquer uma das três variedades. A contagem de fios refere-se ao número de fios em uma polegada quadrada de tecido. Quanto mais alto o número, mais macio e resistente é o tecido, e melhor a qualidade do lençol.


Trama percal

O percal é um tecido feito em ponto de tafetá, o que quer dizer que os fios de urdidura (que correm no sentido do comprimento) e os fios de trama (que ficam na horizontal) cruzam-se um de cada vez. Em outras palavras, é um simples "um por cima e um por baixo", uma estrutura de trama 1:1, o que cria uma aparência fosca e uniforme. Precisamente porque os fios do percal são trançados bem juntos, estes lençóis têm textura e acabamento agradável e macio.


Trama de acetinado

Os lençóis de acetinado têm aparência e textura elegante e luxuosa. Eles são feitos usando uma trama de acetinado: os fios de urdidura (que correm no sentido do comprimento) são entrelaçados com fios de preenchimento. Esta estrutura de trama usa múltiplos fios (geralmente três ou quatro) por cima e um por baixo. O resultado é uma superfície lustrosa, lisa e escorregadia, e um tecido surpreendentemente durável.


Algodão egípcio e mercerização para acetinado
Os lençóis de acetinado de melhor qualidade começam com algodão supima/egípcio de fibras longas. Depois, o algodão é mercerizado para dar um alto nível de brilho. A mercerização envolve mergulhar as fibras num banho de hidróxido de sódio e depois num banho ácido, o que as deixa mais fortes e mais propensas à tintura, além de dar-lhes mais brilho. Lençóis de acetinado de baixa qualidade são simplesmente calandrados, o que produz um brilho que não dura muito. Esses produtos não são considerados acetinado genuíno.


Preferências
A escolha do material para a roupa de cama é uma questão de preferência pessoal. A maior parte das pessoas escolhe lençóis de acetinado porque querem o brilho. Para aqueles que preferem uma aparência fosca, o percal é uma escolha melhor. Todos os tecidos de fibras 100% naturais têm tendência a amassar. Porém, lençóis de fibra natural são muito mais macios do que qualquer tecido que minimiza os amassados com a adição de fibras sintéticas mais ásperas. Uma vez que tanto o percal quanto o acetinado vêm de materiais de fibra natural, não há diferença perceptível nos amassados. O acetinado tem uma sensação mais suave e lisa, próxima do cetim. O percal tem um acabamento mais macio, mais próximo do algodão. O acetinado mantém o calor, então é um bom material para roupas de cama no inverno. Ele não é particularmente bom para climas quentes e úmidos sem um bom sistema de ar condicionado. O percal funciona melhor como um bom lençol de verão. Faça sua escolha em relação à temperatura com base no que o seu corpo lhe diz. O percal tem uma trama mais durável do que o acetinado, porque o trançado simples um-para-um tem menos probabilidade de desfiar ou formar bolinhas ao longo dos anos. Lençóis de percal com menos fios tendem a ser um pouco mais duráveis do que os com mais fios, mas a diferença não é significativa. O acetinado é menos durável, mas acetinado de algodão supima/egípcio vai durar bem mais tempo do que lençóis de algodão de qualidade mais baixa. A natureza da trama do acetinado, múltiplos fios sobre um, faz com que ele seja mais suscetível a desfiar e formar bolinhas. Com o tempo, o tecido pode tomar uma aparência de flanela. Passar a ferro, ocasionalmente, esse tipo de lençol minimiza a tendência a desfiar e formar bolinhas".


Enviar um comentário