16 Comentários:

Mariana disse...

Bel, o meu nome é Mariana e os meus avós sao portugueses! Vou muito a Portugal quase todos os anos e queria te perguntar porque os voces portugueses não tratam os dentes? Não so eles mas os europeus??? Eu via em Portugal, homens lindos e com dente torto, sem dente! :( Mas com celular e carro topo de linha!!!! Porque isso meu Deus? Achei que era caro mas cheguei a ir no dnetista lá e foi menos da metade do que pagaria aqui em SP!

Nunca vou entender...

Blog da Bel disse...

Mariana, todo mundo aqui me pergunta isso! hahaahahaha JURO!

Na verdade os brasileiros dão muita importância aos dentes, e a estética no geral! Acredito que seja uma questão cultural mesmo! Alem disso os dentistas aqui são muito bons e tem técnicas avançadíssimas de "estética dentaria"! Eu desde sempre que reparo muito nos dentes e aqui realmente a maioria tem os dentes impecáveis! Essa moda pelo sorriso perfeito não chegou a Portugal, bom, pelo menos dessa maneira... Eu usei aparelho durante anos e sempre fui ao dentista, mas como conto no post o dentista nem era tao bom assim, ao ponto de nunca me ter alertado para o problema das caries! Mas obviamente temos dentistas otimos em Portugal, inclusive o melhor dentista do mundo é portugues, o Dr. Malot! :)

Enfim, questão cultural mesmo! E o que acho!

Beijocas

Anónimo disse...

A Mariana nao deve sair da sua cobertura para conviver com o brasileiro comum. Fartei me de ver brasileiros/as cm dentes péssimos! Podiam tatuar se menos e tratar melhor da saúde. E sim, tb usavam "celulares" top. A moça q trabalhava em minha casa n tinha dentes na frente mas tinha um iPhone. Enfim...essa ideia q a mulher portuguesa é descuidada, tem bigode e lenço na cabeça já cansa de tão ridícula...

Blog da Bel disse...

Anonimo, acho que a ideia da Mariana em momento algum foi ofender alguém ou insinuar que a mulher portuguesa nao se cuida! Inclusive falou dos homens! E nao se pode generalizar nada, nem aqui, nem ai, nem em lado nenhum!!! A minha empregada tem os dentes impecaveis por exemplo! :) A verdade e que, falando de gente com poder aquisitivo, ha aqui sim muito mais cuidado com os dentes do que em Portugal! Acho que e uma questao cultural mesmo!

Beijocas

Anónimo disse...

Concordo não da para generalizar mas na minha turma da PUC (onde acabei de entrar) e um desfile de sorrisos de anuncio de televisao e na minha turma de lisboa nao era bem assim... lolol Aqui ter dentes perfeitos e brancos e tal e status! Na minha opiniao, claro! Podem discordar! E tambem tenho tatuagens e nao deixo de tratar da minha saude. :P

Joana Marques

daniele cavalcante disse...

o que posso dizer e considero relevante é que as dicas da Bel são preciosas, bem descritas e cronologicamente organizadas!!!!..portanto aproveitem pois conhecimento e comunicação facilitam o processo!!!..não faz sentido realizar branqueamento dentário sem manutenção diária!!!..abraços a todos

Coisa de Menina disse...

Olá minha querida Bel!
Adorei seu post, super informativo, viu!? Muito legal mesmo :)
Mil beijos, saúde e sucesso sempre.
CoisadeMenina
youtube.com/layladafonseca
bloglovin.com/coisademenina
Instagram.com/coisade_menina
facebook.com/BgCoisadeMenina

Cristina Esteves disse...

Bel, por acaso o meu dentista é brasideiro Dr. Valdecir Fonseca e quando vou lá está sempre a dizer para eu fazer um braqueamento dentário ... só que eu tenho medo de ficar com os dentes sensiveis mas ele diz que não ... só tenho que estar com a boca aberta, já não me lembro, se é 45 minutos ou 60!!
Penso que os brasileiros estão muito mais avançados, em algumas coisas, que os portugueses, por exemplo, cosmética (corpo, rosto, dentário, fitness ...), conhecimento espiritual ...
Olha, continua a partilhar :-)

Bjos
cristina esteves

Anónimo disse...

"Podem não acreditar mas uma higiene oral bem feita e umas idas ao dentistas deixam os dentes mais brancos sim! Eu, TAMBÉM, sou a prova."

CERTISSIMO!!!!!!
Seguindo os passos todos os dentes ficam mais brancos, é uma verdade.

Beijinho,
JF

Catarina Santos disse...

O facto dos portugueses terem uma maior "deficiência" na sua "higiene oral" não passa apenas por uma questão cultural mas sim, também e principalmente, por uma questão de possibilidade económica, falta de recursos e informação.

Até há poucos anos atrás a água canalizada não continha flúor e, apesar de haver países em que a água canalizada não contém flúor e as suas taxas de cáries dentárias per capita serem bastante baixas, na minha opinião este factor é fundamental, principalmente quando se trata de pessoas com baixos recursos a vários níveis. Contudo, muitas pessoas também não sabem disso e continuam a beber água engarrafada...Existia e ainda existe falta de informação e formação por parte dos nossos dentistas. Só há poucos anos os fios dentários e elixires começaram a aparecer no mercado...até lá ninguém sabia o que era nem usava, e os dentistas também não informavam os pacientes da sua importância.

Uma ida ao dentista em Portugal era um luxo. Hoje em dia, com os salários praticados cá, apesar de serem mais acessíveis, continua a ser um luxo para muitos...infelizmente...Muitas das pessoas que têm carros e telemóveis de topo e uma má higiene oral não estão suficientemente informadas dos problemas gástricos/cardíacos, e outros, que um dente cariado ou uma má higiene oral pode causar, e muitas das vezes têm pavor de uma ida ao dentista porque até há pouco tempo atrás, em Portugal, arrancavam-se dentes sem anestesia...Tenho 33 anos e falo por experiência própria....não deixa, de todo, boas recordações de uma ida ao dentista, nem vontade de lá voltar!

Ana disse...

Bel,

adorei o poste e vou mudar de dentista ainda hoje. Nao sabia que tinha de lavar sempre os dentes so lavava de manha e a noite. Nunca passei fio e achava normal ter carie.

Tens contato de algum bom dentista em Coimbra?

Beijo

Ana Filipa

Anónimo disse...

ola bel, sempre ma disseram cá em Portugal que o fio dentário se passava depois da escovagem. por isso achem estranho quando li você dizendo que se deve fazer antes.
beijos

Izabela Oliveira disse...

Nunca vou esquecer a minha primeira carie na vida foi aos 26 anos, 1 ano depois de mudar para Portugal. Traumatizei. Uma grande diferença é que a agua no Brasil tem flúor, justamente para evitar as caries. E aqui em Pt nao....

clinicadomarques disse...

Um testemunho em primeira mão com dicas inteligentes e importantíssimas. quando se diz ter uma correcta higiene oral devia ser mesmo lavar os dentes sempre que se come algum alimento. De certeza que muitas bocas vão agradecer.

Expert Games disse...

Tenha seus dentes brancos como você sempre sonhou! Saiba os alimentos as bebidas que vocês podem consumir e não farão nenhum mal ao seus dentes acesso:http://bit.ly/clareamentodentais

Enviar um comentário